quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Em volta de uma caixa surpresa aprendemos muitas coisas!


Esta actividade realizou-se no âmbito do Projecto de Mediação Escolar realizado pelo "Tábua Progride em Rede".
A tarefa consistia em tomar conta de uma caixa selada durante um período de quase um mês- de sde o dia 21 de Janeiro até 18 de Fevereiro. Cada grupo tinha um caixa, deveriam organizar-se e registar num diário os acontecimentos. No dia 18 de Fevereiro, abriram a caixa, falaram da experiência e aprenderam o que significa partilhar.
Elaboraram ainda um painel a partir da frase " Não importa onde estou ou com quem estou, há sempre formas especiais de partilhar!" que está exposto na sala.

Fica o registo escrito da experiência de cada grupo.

Grupo 1
O grupo é constituído pelo Diogo, Bruno, Rita e Fábio Madeira.
Combinámos que cada um levava a caixa durante um dia. O primeiro a levá-la foi o Diogo, a seguir foi a Rita, o Bruno e por último o Fábio madeira.
O Fábio nunca quis levar a caixa porque estava amachucada.
No dia 18 de Fevereiro, abrimos a caixa e vimos que ela estava cheia de papéis e 8 rebuçados.
Dividimos os rebuçados da seguinte maneira: o Diogo e a Rita ficaram com 3 rebuçados e o Bruno, que não se importou, ficou com 2 rebuçados. O Fábio Madeira não recebeu nenhum porque nunca levou a caixa.
Partilhar significa ser amigo.

Grupo 2
O nosso grupo era formado pelo Daniel, Patrícia e Rafaela.
A nossa estratégia foi cada um levar a caixa para casa. O Daniel, no fim-de-semana anterior, esqueceu-se dela na sala e a Rafaela esqueceu-se um dia em casa.
No dia 18 de Fevereiro abrimos a caixa e encontrámos rebuçados. Foi difícil partilhar os rebuçados porque não davam para todos terem o mesmo número, então a Patrícia, que tinha uma pastilha guardada na mala deu-a ao Daniel e assim cada um ficou com 3 guloseimas.
Partilhar é emprestar.

Grupo 3
Faziam parte do grupo o David, o Ricardo e a Marília.
Foi fácil tomar conta da caixa porque cada um ficou com ela durante uma semana.
Quando chegou o dia 18 de Fevereiro, o Pedro e a Ana disseram para a abrirmos e lá encontrámos 8 rebuçados que tivemos que partilhar. Dividimos 2 rebuçados para cada um e como sobraram dois rebuçados, cortámo-los e dividimos pelos três.
Partilhar significa emprestar e dividir uma coisa.

Grupo 4
Os elementos do grupo são: o Pedro, o Joel, o Hugo e a Cristiana.
A estratégia que combinámos para tomar conta da caixa foi cada um levá-la por um dia.
O Pedro levou a caixa dois dias e esqueceu-se dela durante uma semana e meia. A mãe dele abriu a caixa um dia. A seguir foi a Cristiana que a levou, depois foi o Hugo e finalmente foi a vez do Joel. Foi fácil porque todos participaram.
No dia 18 de Fevereiro todos os grupos abriram a caixa menos o nosso grupo porque o Pedro esqueceu-se dela em casa. No dia 19 ele vai trazê-la e vamos partilhar os rebuçados.
Partilhar significa dividir as coisas e dar a vez.

Grupo 5
O nosso grupo é constituído pelo Gonçalo, a Carolina e a Jessica.
A estratégia que nós arranjámos para tomar conta da caixa foi cada um levá-la um dia. A experiência correu mal porque a Carolina ficou com ela 5 semanas em casa e o Gonçalo e a Jessica não a levaram.
No dia 18 de Fevereiro abrimos a caixa e encontrámos 8 rebuçados. Decidimos que a Jessica e o Gonçalo ficavam com 3 rebuçados e a Carolina com 2 porque se tinha esquecido dela muito tempo.
Partilhar é emprestar uma coisa a outro.

Grupo 6
O grupo era constituído pelo Fábio Dias, Inês, Leonardo e Mariana.
A Ana e o Pedro do “Projecto Tábua Progride em Rede” entregaram ao nosso grupo uma caixa para tomarmos conta desde o dia 21 de Janeiro até 18 de Fevereiro e não a podíamos abrir.
A experiência correu muito bem e cada um levou a caixa para casa, mas algumas pessoas esqueceram-se dela.
No dia 18 de Fevereiro, o Pedro e a Ana disseram abrir a caixa. Encontrámos 8 rebuçados que partilhámos dando dois rebuçados a cada elemento do grupo.
Nós adorámos a surpresa e também a experiência.
Partilhar significa emprestar. Podemos partilhar a amizade, o amor ou uma coisa qualquer.